Por Mayra Kaefer
Segundo dia do nosso roteiro por Yellowstone
Confesso que para esse dia estava bem mais animada, já que o plano do dia era visitar o Grand Canyon do Yellowstone.
Acredita-se que o Grand Canyon do Yellowstone foi formado entre 160,000 a 140,000 anos atrás, onde uma enorme erupção vulcânica ocorreu em Yellowstone esvaziando uma grande câmara subterrânea de magma. As cinzas vulcânicas se espalharam por milhares de quilômetros. O telhado desta câmara desabou lentamente, formando uma caldeira gigante com 45 km de diâmetro e 75 km de comprimento.
Hoje o Grand Canyon do Yellowstone tem 32 km de comprimento, entre 450 a 1200 metros de largura e mais de 305 metros de profundidade. E sua vista é impressionante. Tem duas estradas para você apreciar diferentes ângulos e vistas deste lindo Canyon, o South Rim e North Rim. Nas duas estradas tem diversos pontos para você estacionar o carro e caminhar até os mirantes e também algumas trilhas para fazer.
Iniciamos pela North Rim
Nós começamos o roteiro pelo North Rim e nossa primeira parada foi no Brink of Lower Falls Trail. A trilha é leve e tem aproximadamente 1.2km, com maravilhosas vista para o Canyon e também para a cachoeira Lower Falls. Essa trilha vai até o Lookout Point, outro mirante para apreciar a vista do Canyon e da cachoeira. Você também pode ir até o Lookout Point de carro.
O Lookout Point estava bastante cheio, então nós saímos um pouco da trilha principal e achamos um cantinho só nosso para aproveitar a linda vista da cachoeira Lower Falls. Ficamos um bom tempo sentados ali curtindo a vista.
Depois continuamos dirigindo pele North Rim até o mirante Grand View. Neste mirante você tem uma vista melhor do Canyon, sem a vista da cachoeira. Aqui você irá se impressionar com a profundidade desde Canyon, e poder ver alguns gêisers que ainda estão atuando neste lugar.
Continuamos nosso caminho até o Inspiration Point. São uns 200 metros de calçada com algumas escadas até chegar no mirante, que apesar do nome, sinceramente foi o que menos impressiona. Você também tem uma boa vista do Canyon, mas eu particularmente gostei mais dos outros ângulos. Deixo as fotos abaixo para vocês tirarem suas próprias conclusões.
Mirantes do South Rim
Depois de visitarmos os mirantes do North Rim, seguimos para o South Rim. Nossa primeira parada foi no estacionamento do Uncle’s Tom Point. Pegamos a trilha com direção ao Uncle’s Tom Trail, mas infelizmente essa trilha estava fechada. A Uncle’s Tom Trail é uma íngreme escadaria de aço que te leva até a base da cachoeira Lower Falls. Se tiverem a oportunidade de fazer essa trilha vale a muita a pena. Nós infelizmente só conseguimos aproveitar a vista de cima.
Um pouco de história sobre o Uncle Tom
Ele era um aventureiro de Bozeman, Montana que fez a trilha original no final dos anos 1800. A trilha inicial era feita de cordas assim como as escadarias para auxiliar na descida das pedras do Canyon até a base da cachoeira. E assim surgiram os primeiros tours desta trilha e deste parque. Devido ao alto risco, essa trilha acabou sendo fechada. E hoje em dia achamos a escadaria muito difícil.
Fomos caminhando por esta trilha e nossa idéia era chegarmos até o Artist’s Point a pé, mas no meio do caminho decidimos voltar e pegar o carro. Chegando no Artist’s Point caminhamos até o mirante, onde você tem a melhor vista da cachoeira do Lower Falls.
Essa cachoeira tem uma queda impressionante de 93 metros e uma força que surpreende. É estimado que passem entre 5,000 a 60,000 galões de água por segundo, dependendo da estação do ano.
Nossa última parada no Grand Canyon of Yellowstone foi no Upper Falls View. Uma pequena trilha que te leva a um mirante em cima da queda do Upper Falls. Essa cachoeira tem uma queda de 33 metros de altura e ver de tão perto a força dessa água é de tirar o folêgo. Com certeza um dos melhores mirantes desta parte do parque.
Assim encerramos nosso passeio pelo Grand Canyon do Yellowstone, um verdadeiro show da natureza.
No caminho de volta, na beira da estrada estava um lindo alce com sua gigante galhada. Como a galhada só está presente no macho, não é tão fácil encontrar este animal com uma galhada deste tamanho. Foi bem legal ver bem de pertinho.
Também vimos um lindo entardecer e na saída do parque haviam alguns alces bem tranquilos.
E assim encerramos nosso segundo dia.
Já viram nossas dicas de como chegar e onde ficar no Yellowstone? Nesse link tem tudo bem explicadinho. Também falamos sobre o Mammoth Hot Springs aqui. No próximo post iremos falar sobre os tão famosos gêisers e fontes termais do parque, incluindo a maior fonte termal dos Estados Unidos e a terceira maior do mundo. Aguarde!