Por Kathlenn Kaefer
Como chegar – viagem de carro
Saimos de carro de Aiken, Carolina do Sul, e depois de oito horas de viagem chegamos em Washington. No outro dia levantamos cedo pra ir conhecer a cidade. Fomos de carro ao aeroporto buscar uma amiga que faria a viagem com a gente, pegamos um mapa, sim um mapa – rs! e fomos ao centro da cidade.
Depois dealgum tempo encontramos um lugar para deixar o carro no centro histórico de Washington e dali seguimos a pé pela Pennsylvania Avenue. Durante nossa caminhada tiramos fotos em frente ao correio, ao Departamento de Justiça, ao Museu Nacional de História Americana entre outras construções que nos encantaram pela imponência e detalhes arquitetônicos.
Depois de alguns minutos chegamos ao Washington Monument, obelisco construído em homenagem a George Washington com 169,7 metros de altura. Para entrar no monumento é só atravessar o pátio e pedir um ingresso. A entrada é gratuita. Depois de esperar alguns minutos na fila e passar pelo rígido sistema de segurança você sobe em um elevador até a torre de onde é possível ver toda a cidade. Incrível.
Continuamos o passeio e paramos pra comer em um restaurante mexicano no centro, o que não foi uma boa escolha. Todos com muita fome fizeram os pedidos e quando chegam os pratos a surpresa: “é só isso?” Sim, era só aquilo, para se ter uma idéia, no meu prato vieram três batatas assadas com aproximadamente 4 cm de diâmetro por um de altura. Na hora de comer foi engraçado, mas não na hora de pagar a conta.
O passeio continou pelo National Sculpture Garden, um parque lindo com pista de patinação no gelo e grandes esculturas.
Depois seguimos para o Smithsonian Castle um castelo fascinante, construído entre 1847 e 1855. Que vale a pena conhecer.
Eram 16h30, estava na hora de buscar o carro. Chegamos cinco minutos depois do horário do cartão e …. cadê o carro??? O carro não estava mais lá, olhamos a placa e o horário tinha se esgotado as 16h. O carro foi guinchado. Começamos a ligar para o número do departamento que cuida do tráfego e ninguém atendia. Depois de mais de duas horas tentando falar com o departamento de trânsito sem sucesso, resolvemos aproveitar mais um pouco e passear pelo centro.
Dica do dia: fiquem bem atentos ao horário que expira o estacionamento.
Dica do que fazer em Washigton – dia 02
No segundo dia de viagem a primeira parada foi no departamento de trânsito. Depois de três horas, pagamos a multa e fomos buscar o carro. Com isso perdemos toda a manhã, mas não a tarde, então passamos pelo escritório da Nasa tirar algumas fotos e comprar alguns souvenirs e voltamos para o centro histórico. Seguimos pela Pennsylvania Ave, agora para o outro lado onde conhecemos o Peace Monument, Grand Memorial e Garfield Memorial que ficam em frente ao Capitol Hill – uma construção imensa e maravilhosa. Infelizmente não foi possível entrar porque é necessário agendar horário e entrar com excursão. Mas toda a área do Capitol Hill compensa o passeio, porque é deslumbrante.
Dica do dia: Faça um lista dos locais que deseja conhecer com horários, valores de entrada e maneiras de passear pelo local.
Obs: foto tirada do “Washington Memorial”.
Ao lado fica o US Botanic Garden, o lugar é uma graça e o mais legal é que a maioria da plantas são brasileiras. Depois passamos pela White House e terminamos a noite fazendo um passeio pela Georgetown, uma grande avenida repleta de restaurantes, lojas de grandes marcas e diversas atrações.
Obs: as fotos ficaram em baixa resolução, então achamos melhor não postar.
O que fazer em Washington no 3 dia
No terceiro dia nossa primeira parada foi no Smithsonian National Zoological Park – O zoológico de Washington. Um parque enorme, lindo, onde habitam diversas espécies. Além dos tradicionais leões, macacos e pássaros, há também leões marinhos, os encantadores e desastrados ursos pandas e o mais interessante, os invertebrados marinhos. Uma grande quantidade desses seres que vivem no fundo do mar, os poríferos (esponjas) e os celenterados, foram os que mais me fascinaram. Chegamos na hora do almoço dessas espécies e como elas não podem se alimentar sozinhas, porque dependem do que cai próximo a elas, eles prendem pequenos pedaços de peixes em um gancho e quando está pertinho, elas se abrem inteira para pegar o alimento. Como a natureza é fantástica.
Depois fomos ao National Air and Space Museum e voltamos para o centro da cidade para conhecer o Museu Aeroespacial. Há um espaço interessante que é possível vivenciar experiências quando não existe gravidade, tem também réplicas de foguetes, aviões e simuladores.
Dica do que fazer em Washington – Dia 04
No quarto e último dia na cidade, malas no carro, fomos conhecer duas coisas que ainda estavam faltando: o Pentagon e o Lincoln Memorial.
Quando chegamos no Pentagon descemos do carro e já começamos a tirar fotos. Em menos de dois minutos apareceu um policial nos avisando que isso era proibido, isso que estávamos longe do prédio. O jeito foi nos contentar com o que ficaria registrado na memória.
Seguimos para o Linconln Memorial, um dos lugares mais belos de Washington. A imponente estrutura e a estátua em seu interior retratam a importância que Abraham Lincoln teve para o País. Grande estadista, Lincoln foi o responsável pela união dos Estados Unidos após a Guerra Civil. Um lugar de definitivamente você tem que visitar.
Mais um passeio por sua extensa área e já é hora de partir rumo a New York. Washington vai deixar saudade, pela beleza e simpatia de todos que encontramos.