A cada ano as temperaturas estão aumentando e batendo recordes por toda a Europa. Alguns lugares em 2021 chegaram a ultrapassar os 48 graus e nesse ano não parece que vai ser diferente.
Entre muitos cuidados que devemos ter com as altas temperaturas que afetam principalmente crianças e idosos, estar em lugares que amenizam as ondas de calor são fundamentais. Por isso em Barcelona foram criados Refúgios Climáticos.
Esses refúgios não funcionam somente para a temporada de verão, mas também durante o inverno.
Em Barcelona, segundo dados retirados do site da prefeitura, existem atualmente mais de 200 refugios climáticos para o verão e 130 de inverno e esses espaços foram pensados para estar a até 10 minutos a pé de pelo menos 97% da população.
O que são os refúgios climáticos?
Os refúgios são áreas internas ou externas que se caracterizam por trazer conforto término. Durante o verão os espaços internos mantem uma temperatura máxima de 27 graus enquanto no inverno é de 19 graus.
Todos são acessíveis a população, tem água gratuita (através de fontes), possuem cadeiras e bancos para descansar e são gratuitos.
Muitos parques e praças tem áreas desenhadas para isso. São espaços incríveis para se proteger do calor e também relaxar a mente.
Alguns exemplos de refúgios climáticos são os parques e praças, bibliotecas, centros desportivos, centros cívicos, museos e centros de pessoas idosas.
Os espaços estarão sinalizados com uma placa, como essa abaixo que fica no Parc del Centre del Poblenou.
Os refúgios climáticos ficam abertos durante todo o ano, mas alguns, principalmente direcionado aos dias mais quentes, funcionam de 15 junho a 15 de setembro.