Roteiro de 3 dias por Chiang Mai
Nós pegamos um voo em Bangkok com destino a Chiang Mai, duração de apenas 1h20min. Chegamos em Chiang Mai e fomos direto ao nosso hotel, Tamarind Village, que fica dentro da cidade murada, a chamada Old City.
O hotel é uma graça, estilo zen, com um charmoso jardim o qual tem uma árvore de tamarindo com mais de 200 anos. Toda tarde tem uma atividade diferente para fazer neste jardim, por exemplo, pintar sombrinhas, algo super interessante se você tiver uma tarde livre. Também tem uma charmosa piscina e um maravilhoso café da manhã. A localização do hotel é perfeita. De lá fomos caminhando aos templos, as casas de massagens, restaurantes e nas famosas feirinhas noturnas.
Umas fotos do hotel para vocês:
No dia em que chegamos, decidimos relaxar e curtir a psicina do hotel. No final do dia fomos conhecer um pouco a cidade, visitamos o templo Wat Phra Singh que fica uns 10 minutinhos caminhando do hotel e é uma graça, principalmente visto a noite:
Depois da visita ao templo fomos experimentar as famosas massagens thailandesas. Escolhemos ir no Lila Thai Massage, uma rede de massagens que contrata e apoia ex-presidiarias. Nossa experiência foi ótima. O lugar é limpo, o tratamento foi excelente e a massagem melhor ainda. Saimos de lá super relaxados. Gostamos tanto da massagem que voltamos lá na noite seguinte.
Para a janta pegamos uma carona no tuk tuk e fomos até o restaurante Riverside. O local fica a beira do Rio Ping e é uma mistura de restaurante e bar. Sentamos na varanda no andar de cima, que tinha uma vista legal e era um pouco mais calmo. No andar debaixo tinha uma banda tocando música ao vivo. Foi interessante escutar o rock thailandes. A beira do Rio fica bem movimentada a noite, vale a pena conhecer. Outra opção legal de restaurante, mais calmo e mais bonito é o Deck 1. Os preços são um pouco mais caros mas vale a pena.
Dia de conhecer o Santuário para os elefantes
Ahhh! o nosso segundo dia, foi uma das minhas experiências favoritas na Thailandia. Participamos de um dos programas do Elephant Nature Park, o Elephant Highlands. Confesso que foi super dificil para mim escolher qual programa participar, já que eles oferecem muitas opções e acaba ficando um pouco confuso saber qual vale mais a pena. Eu sabia que queria ir visitar um santuário de elefantes, e após muita pesquisa escolhi o Elephant Nature Park pela ótimas avaliações e pelos projetos que eles fazem. Depois de escolher o lugar foi ainda mais pesquisa para escolher o programa. Recebi algumas recomendações para o Elephant Highlands e fiquei muito feliz com a escolha.
Eles passam te buscar no hotel com uma van e te levam até o Santuário dos Elefantes. Durante a viagem você assiste a um vídeo orientando como se comportar com os elefantes e também sobre a crueldade dos animais na Thailandia. A viagem dura aproximadamente 90 minutos e eles fazem uma breve parada no meio do caminho.
Chegando ao Santuário você sobe na traseira de uma pick up que dirige pelas montanhas de Chiang Mai até chegar ao encontro dos elefantes. Lá eles te dão umas melancias para cortar e dae trazem os elefantes para o primeiro contato. Você começa alimentando os elefantes. Nós eramos quatro casais, e vieram três elefantes.
Após você conhecer e se acostumar a alimentar os elefantes, começa a caminhada pela montanha. Durante o caminho você entregando bananas aos elefantes, já que eles comem o dia inteiro. Eu imaginava que seria legal, mas a experiência para mim foi surreal. Você caminhando lado a lado com os elefantes, nas montanhas de Chiang Mai, é incrível a paz e felicidade que você sente. Uma conexão inexplicável com a natureza. E é surpreendente como essas criaturas gigantes podem ser tão delicadas e dóceis.
Depois de caminhar por umas duas horas, os elefantes são direcionados a uma área reservada apenas para eles, e nós disfrutamos um almoço caseiro delicioso. Eles servem comida vegetariana típica thailandesa. Estava muito bom. Também é uma boa hora para relaxar um pouco e curtir a vista da montanha.
Ápos o almoço você volta a se encontrar com os elefantes, e os leva para tomar um banho de lama. Geralmente eles adoram, mas nossos elefantes estavam preguiçosos e apenas um curtiu a bagunça.
Dica: fique atento porque eles podem tentar expirar lama em você.
Ápos o banho de lama, nós levamos os elefantes para tomar banho na piscina. Você pode entrar na piscina com eles para ajudar no banho. Apesar da água ser super gelada, é muito divertido, e os elefantes adoram.
Ápos o banho, os elefantes estavam famintos novamente, então preparamos uma “mistureba” de arroz para eles. Eles dão os ingredientes e você faz a mistura, e depois alimenta os elefantes pela última vez. Ápos eles comerem nos despedimos desses animais encantadores, que voltam para a sua casinha.
No Santuário eles tem banheiros para que você possa tomar banho e se trocar. Eles avisam para levar outra roupa e toalha. Depois do banho submimos novamente na pick up e fomos até o encontro da van.
Na ida, no meio do caminho a caminhote parou para pegar dois cachorrinhos que nos acompanharam durante todo o passeio. Eles ajudam a guiar os elefantes pelo caminho. E na volta, eles descem da caminhote e vão para sua casa. Um bonus do passeio!
Chegamos ao hotel por volta das 18hrs. Cansados e felizes!
**O programa que escolhemos custou 6,000THB por pessoa, com tudo incluido. O valor pode parecer um pouco alto mas lembre-se que é um Santuário e eles sobrevivem com doação e com a visita dos turistas. Este valor é para ajudar a alimentar os elefantes e cuidar deles. O santuário resgata elefantes que eram de circos ou torturados. Além do passeio ser super divertido você também irá aprender muito sobre os elefantes. Para conhecer mais sobre o santuário e o projeto deles, visite https://www.elephantnaturepark.org
Dia de conhecer Chiang Rai, Blue Temple e Golden Triangle
Um dos lugares que mais tinha vontade de conhecer era o White Temple, em Chiang Rai. Então decidimos fazer um tour saindo de Chiang Mai para Chiang Rai, e encarar a longa viagem. Escolhemos a empresa Destination Chiang Mai e fizemos um private tour. Como é bastante tempo no carro, preferimos estarmos mais confortáveis e com mais flexibilidade. Eles nos pegaram no hotel as 7:30, o motorista e a guia, e fomos em direção a Chiang Rai. A viagem demora umas 3h30 e eles fazem uma parada de 20 minutos nas águas termais Mae Kajan. As águas termais tem um forte cheiro de enxofre e estava lotada de pessoas, devido as excursões. O lugar é bonitinho e a parada é obrigatória, é mais para quebrar um pouco a viagem.
Depois de um longo caminho finalmente chegamos na tão esperada Chiang Rai e fomos direto ao White Temple (Wat Rong Khun). O Templo fica no meio da cidade, foi renovado por um artista local que considera o Templo uma oferenda a Buda e acredita que o projeto lhe dará vida imortal. O Templo realmente é lindo e os detalhes impressionam.
Para entrar no Templo você tem que passar por uma ponte sob um pequeno lago. Na frente da ponte a várias mãos que representam a tentação. A passagem sob a ponte simboliza que para chegar a felicidade você tem que deixar a tentação, a ganância e os desejos para trás.
Depois de atravessar a ponte você chega ao Portão do Céu, guardado por duas criaturas representando a Morte e Rahu, que decide o destino dos mortos.
Ubosot é o nome do edificio principal, uma mistura de design clásico com moderno. A parte de fora é toda branca com framentos de vidros espelhados. A decoração dentro rapidamente muda do branco para fortes cores, dizem que representam as chamas do inferno e passa a mensagem de que as pessoas são más.
OBS: não era permitido bater foto no interior
No mesmo local tem o Edifício de Ouro, que representa o corpo, enquanto o edifício branco representa a mente. O ouro representa a preocupação pelos desejos mundano e dinheiro.
Também tem um museu o qual você pode ver várias pinturas e esculturas do artista.
Como vocês podem ver pelas fotos, na hora que chegamos tinha muita gente visitando, o que atrapalhou um pouco a experiência (e as fotos). Se você tem mais tempo, e consiga visitar o templo mais cedo, talvez ficando em Chiang Rai por uma noite, acredito que terá uma melhor experiência.
**A entrada para turistas no white temple é de 50 THB.
Ápos a visita no White Templo seguimos para o Blue Temple, o templo mais novo de Chiang Rai, cuja a construção foi completada em 2016.
O Templo é uma mistura de azul com dourado, e com um gigante Buda branco no centro do templo. Com certeza as cores chamam muito atenção, apesar de ser menor que os outros templos.
Ápos essa visita, paramos para o almoço em um restaurante organizado pelo tour. Confesso que deixou a desejar.
De lá seguimos para o passeio no Triângulo Dourado, onde os paises Thailandia, Myammar e Laos se juntam através dos rios Ruak e Mekong.
Começamos com um passeio de barco pelo rio, que para em Laos, onde você pode visitar o mercadinho na beira do Rio. Se falar que o passeio no rio é bonito e que vale a pena conhecer esse mercadinho em Laos, estaria mentindo, é mais para pegar turista mesmo- hahaha! Mas nos divertimos mesmo assim.
Na volta caminhamos pela área que sinaliza o Golden Triangle.
Depois do passeio voltamos para Chiang Mai, chegando no hotel por volta das 20hrs.
Apesar do Templo Branco ser muito bonito, a viajem é bem longa e cansativa. Não sei se voltaria a fazer este passeio em apenas um dia. Acredito que é melhor ter mais tempo, para fazer a viagem com calma, dormir em Chiang Rai e visitar os templos quando não estão todas as outras excursões.
Nossa experiência com nossa guia também não foi a melhor. Quando chegamos ao Templo Branco, ela ficou nos apressando durante todo o tempo e não nos ajudou com as fotos, o que também atrapalhou bastante nossa experiência. Nós recebemos a recomendação de uns amigos para uma guia, mas que infelizmente ela já não faz mais esse caminho devido a longa viagem por um problema de saúde, então ela encaminhou nosso pedido para esta empresa. A empresa é bem organizada e foi tudo certo, apenas acho que tivemos má sorte com a guia. Se tiverem recomendação de alguém, melhor.
NIGHT MARKETS
Chiang Mai também é conhecida pelas suas diversas feirinhas noturnas. Como passamos o final de semana em Chiang Mai, conseguimos visitar as feirinhas que abrem todo sabádo e todo domingo a noite. São duas feirinhas diferentes.
As feirinhas são ótimas, você irá encontrar tudo que precisa comprar para lembrancinhas e da cultura thailandesa. Os preços são justos e eles negociam, e o bom que por ser a noite você não irá sofrer tanto com o calor.
A feirinha de Sábado também é conhecida como Wualai Market, e é acessivel de vários locais, tal como o Wat Sir Suphan. Ela é um pouco menos movimentada que a feirinha de domingo. Abre a partir das 17hrs e fica aberta até as 23hrs. Você irá achar um pouco de tudo nesta feirinha.
Endereço: 100 Wua Lai Rd, Chang Wat Chiang Mai 50100
A feirinha de Domingo fica dentro da cidade velha ou cidade murada, na frente do Wat Phra Singh, e abre as 16hrs e fica aberta até a meia noite. Esta feirinha é bem mais movimentada. Você também irá encontrar um pouco de tudo, inclusive variadas comidas. E se estiver cansado das compras, pode parar um pouco e receber uma massagem nos pés.
Endereço: Rachadamnoen Road | Si Phum, 50200
Nós havíamos comprado a passagem de Chiang Mai para Krabi as 11 da manhã, mas nosso vôo foi cancelado e transferido para as 17hrs. Aproveitamos a manhã extra em Chiang Mai para conhcer o Templo Wat Phra That Doi Suthep, que fica no topo de uma montanha a uns 15 minutos de Chiang Mai. Alugamos uma scooter na loja em frente ao hotel e nos aventuramos pelas ruas de Chiang Mai. Como eles diregem na direção oposta e não há muita organização, foi um pouco assustador. Mas subir a montanha de scooter foi uma experiência bem legal. Também por termos a liberade de irmos parando no caminho.
Antes de chegar ao Templo tem um lugar para parar e bater fotos da vista, muito lindo.
No meio do caminho também encontramos uma pequena cachoeira
Ápos as paradinhas chegamos ao Templo, que fica a 1,073 metros de altura. Você pode subir as escadas até o templo (309 degraus), ou pegar o tremzinho. Nós decidimos subir com o tremzinho e descemos pelas escadas, para termos as duas experiências. A escada tem duas serpentes que acompanhas todos os degraus.
Este templo é um dos templos mais sagrados da Thailandia, e sua lenda é estudada nas escolas. Por essa razão, tem muitos pessoas locais e esxcursões de escola visitando o templo.
O destaque deste templo é um enorme Chedi dourado, com 25 metros de altura.
Por ser um local tão sagrado você também irá ver vários monges. Vale lembrar de ter se vestir adequadamente e retirar os sapatos para entrar nos Templos é muito importante. E alguns templos eles não permitem a entrada para turistas.
Os arredores do Templo é um local bem gostoso para caminhar e apreciar a linda vista da cidade.
Depois da visita ao Templo voltamos ao nosso hotel para almoçar e irmos para o aeroporto, com destino a Krabi. Para saber mais sobre nossas dicas e nosso roteiro por lá, clique aqui.