Ahhh Roma, como me encanta. Desde o momento que pisei na cidade já fiquei completamente fascinada. Ainda lembro da minha primeira “voltinha” quando tínhamos acabado de aterrisar na cidade. Apesar de ser fim de tarde, resolvemos dar uma volta na cidade, e para ser sincera foi ali que me apaixonei pela primeira vez por Roma. Em meio a ruas de pedras e prédios antigos, a cidade ia se revelando a cada passo. Em um momento pequenos ruelas, no minuto seguinte grandes construções que fazem parte de uma das cidades mais antigas da Europa.
– A mitologia romana data a fundação da cidade por volta de 753 a.C –
É uma cidade que vai nos levando. Se pensa em caminhar pouco, esqueça. Você só vai perceber o quanto andou quando suas pernas começarem a doer. Mas enquanto isso, deixe a cidade te guiar.
São tantas edificações fascinantes que encontrará pelo caminho. E aqui não estou falando dos pontos turísticos obrigatórios, como Fontana di Trevi ou Colosseum, aqui falo da cidade em si.
Caminhe devagar, observe as pessoas a sua volta, olhe para cima para admirar os edifícios, encontre lugares para comer que estejam fora da rota e deixe-se levar. Você vai encontrar lugares que ficarão na sua memória para sempre.
Onde comer em Roma – 3 restaurantes e 1 Bottega para se apaixonar pela gastronomia italiana
Conquistada pelo paladar. Mesmo morando há quase três anos na Itália a gastronomia por aqui ainda me surpreende.
Os dois primeiros restaurantes que indico ficam perto da Estação Roma Termini.
1. Ciro Purpetta
O local é um charme, o atendimento excelente e a comida fantástica. Pedimos um gnocchi alla Sorrentina e uma pasta com pomodoro, azeitona e alcaparra. Só posso dizer que foi o melhor gnocchi que comi . Estava divino.
2. Rifugio Romano
Em um espaço acolhente e também com ótimo atendimento fomos provar pratos típicos da culinária romana. E nessa noite os pratos escolhidos foram: Bucatini all’amatriciana e Baccalá (bacalhau). Simplesmente maravilhosos.
Bucatini all’amatriciana Baccala
Dica: faça reserva, o local está sempre com filas.
3. Trattoria da Enzo al 29
Em um dos bairros mais charmosos de Roma, Trastevere paramos para almoçar na Trattoria da Enzo al 29. Local, atendimento e comida excelentes. Optei dessa vez por algo diferente, a polpette. E mais uma vez posso dizer, que foi uma das melhores que já provei.
Dica: Esse restaurante não aceita reserva, então chegue cedo porque costuma ter fila.
1 – Antica Bottega di Norcia
Agora se estiver na região da Piazza Navona, e bater aquela fome, dê um pulinho no Corso del Rinascimento. Ali vai encontrar um espaço cheio de charme para comer um panino con salsiccia.
O que visitar em 2 dias em Roma
Se for daquelas pessoas que adoram caminhar e fazer 15km por dia não é um problema, aqui vão algumas sugestões do que conhecer.
Dica: Você não precisa ativar o “modo hamster” para conhecer a cidade. Ônibus e metro te levam próximo aos locais que visitamos e você vai caminhar bem menos. O ticket do metro com duração de 24h a partir do momento que você passar a primeira vez, custa 7 euros e o de 48h: 12,50 euros.
Villa Borghese Fontana di Trevi Teatro Marcello Pantheon Ponte Sant’angelo Ponte Sant’angelo Ponte Sant’angelo Piazza di Spagna Foro Boario Il Templi del Foro Boario Circo Massimo Isola Tiberina Piazza del Popolo Piazza Navona Porta San Paolo Piramide Porta di Ottavia Teatro Marcello Vaticano Vaticano
Informação importante: essa é a terceira vez que vou a Roma, se for a sua primeira vez na cidade e for ficar pouco tempo eu sugiro no primeiro dia pegar o Citysightseeing – Hop on Hop off (aqueles ônibus de passeio que param nos principais pontos da cidade e você pode subir e descer quantas vezes quiser, dentro do prazo que comprou). O de 24h custa 22 euros, mas existem outras opções e outros valores. Geralmente os hotéis tem informações de onde comprar e pontos de parada. Se quiser ter uma idéia antes, o site é: www.city-sightseeing.it